BLOCKCHAIN – O verdadeiro cofre digital

Blockchain é uma tecnologia que permite mover moedas ou ativos digitais de uma pessoa para outra, podendo ser definida também como um sistema que tenta resolver os problemas e riscos existentes nas transferências de valores.

Não se sabe ao certo quem ou quantas pessoas criaram o Blockchain, mas em 2008 Satoshi Nakamoto (pseudônimo do criador) publicou o artigo”Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer”.Com isso, o mercado digital viu nascer um novo sistema baseado na segurança, criptografia, descentralização e transparência.

Criado para que as transações ocorressem sem a presença de uma instituição financeira e imediatamente após as confirmações, com um custo muito menor, esse sistema revolucionário é baseado em uma rede distribuída, sem intermediários para validar a transação.

Cada uma das partes envolvidas possui a sua própria identificação e esses dados garantem a privacidade de cada usuário. A transação, que também possui sua própria identificação é transparente.

Esse bloco de dados não se encontra armazenado em um único lugar fixo, ou seja, esse registro é público e verificável e o fato das informações não serem centralizadas, mas sim hospedadas por milhões de computadores, torna o mecanismo incorruptível e facilmente acessado por aqueles que possuam as “chaves” de entrada, de qualquer lugar onde estiverem. Os usuários podem permanecer no anonimato ou optar por se identificar a terceiros com acesso ao sistema.

Assim, os registros das informações são armazenados e podem ser verificados por qualquer pessoa, com a garantia da segurança pois qualquer modificação será vista por todos. O blockchain armazena as informações em toda a rede de computadores e as pessoas que administram esse sistema usam o próprio computador para armazenar os “blocos” recebidos de outros usuários, através de uma fórmula matemática criptografada, garantindo a segurança do procedimento.

Esse sistema também faz o rastreamento dos registros de propriedade das moedas digitais, fazendo com que somente uma pessoa seja a proprietária por vez, impedindo que a mesma criptomoeda seja transferida a mais de um usuário, evitando fraudes como o cheque sem fundo, otimizando negócios, trazendo economia e segurança às partes envolvidas.

Na realidade o blockchain é um cofre impenetrável que gerencia e verifica as informações ali depositadas, garantindo nossa privacidade digital, como um banco de dados que não pode ser modificado sem que todas as criptografias tenham que ser refeitas, mas que pode ser auditado por qualquer pessoa no mundo. Pela sua imutabilidade e segurança, o blockchain já é usado por inúmeras empresas e governos que precisam de transparência e confiança em seus processos.

Essa tecnologia, cada vez mais presente no mundo corporativo, poderá fazer que as transações não sejam mais perdidas, , com a redução de intermediários presentes nas operações, exatidão dos registros, confiabilidade no processo, descentralização dos dados e rapidez na conferência de documentos, ou seja,  o blockchain se tornará uma das principais plataformas digitais de arquivamento e movimentação de ativos pelo mundo. O escritório Almeida Prado e Hoffmann Advogados Associados tem estudado esta matéria detidamente, ficando à disposição para maiores esclarecimentos.

2019-05-29T12:46:11+00:00