Consultoria em RH: O que é e quais as vantagens

Consultoria em RH

Sumário

Eduardo Schneider
Eduardo Schneider
OAB/SP 307.082 Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Especialista em: a) Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie b) Processo do Trabalho – Teoria e Prática pela OAB/ESA - Escola Superior de Advocacia c) Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Idiomas estrangeiros: Inglês

O que é uma Consultoria em RH?

Uma consultoria em RH consiste no trabalho realizado por empresas ou profissionais de Recursos Humanos, no sentido de prestar assessoria aos clientes, de modo a analisar o cenário atual e identificar os problemas, no intuito de propor soluções e melhorias, bem como estabelecer metas e definir quais objetivos serão alcançados.

O foco principal da consultoria de RH é atender empresas e organizações em geral, que necessitem de suporte para gerir equipes, integrar e motivar seus colaboradores, bem como reduzir a rotatividade ou a perda de talentos.

O exponencial aumento da competitividade, bem como o crescente número de desafios impostos às companhias, tais quais mudanças na legislação, modernização de técnicas de recrutamento e seleção, politicas motivacionais, além de inovações nas técnicas de manutenção do ambiente corporativo saudável, fazem com que seja cada maior a demanda por consultorias em RH.

Vantagens e Benefícios de uma Consultoria em RH

Muitas são as vantagens para quem contrata uma Consultoria em RH. Dentre estas, podemos destacar, primeiramente, a possibilidade de elaboração de um completo mapeamento dos principais problemas que deverão ser enfrentados. Mas este não é o único benefício.

Dentre os principais benefícios, podemos destacar: a eficiência em todos os procedimentos, que passarão a ser realizados por profissionais especialistas no assunto, o aprimoramento através de inúmeros processos de inovação, a melhora contínua, o aumento substancial da performance da empresa, bem como a melhora do clima organizacional.

São também benefícios, a redução do “turnover” ou “rotatividade de pessoas” e a “retenção de talentos”, sendo este último um problema enfrentado pela maioria das organizações que, por não darem o devido “feedback” a seus empregados e demais colaboradores, bem como por não valorizá-los da forma adequada, sofrem com o êxodo destes profissionais assim que estes se deparam com uma “melhor oportunidade”.

Outro importante benefício consiste no aumento da motivação dos trabalhadores que, ao perceberem que a empresa contratou uma consultoria de RH, poderão perceber tal medida como uma atitude concreta da organização para como eles, no sentido de valorizá-los.

Por fim, cabe destacar que são inúmeros os benefícios, o que ressalta a impossibilidade de enumerar todos neste breve artigo, mas dentre os principais, temos, o aumento da objetividade nos processos, a crescente otimização dos resultados, a orientação por parte de profissionais altamente qualificados, a redução de custos em todos os procedimentos, a transparência nos processos, além da melhora na imagem da empresa.

Quando contratar uma consultoria em RH

Como visto nos tópicos anteriores, muitas são as vantagens e os benefícios em se contratar uma Consultoria em RH. Porém, muitos dos que estão lendo este  

artigo podem estar se perguntando: “Quando contratar uma consultoria em RH?”. Continue nesta leitura para ter algumas dicas que poderão te auxiliar.

A principal dica consiste no ato de olhar para a organização e pensar, dentre outros aspectos, se os procedimentos estão tendo realizados de forma célere, objetiva e eficaz, se existe alguma forma na qual poderia haver uma redução de custos, e quanto aos funcionários, será que estão realmente motivados?

Estas são algumas perguntas através das quais é possível identificar o momento ideal para se contratar uma Consultoria em RH.

A depender das respostas aos questionamentos acima, isto é, se os procedimentos são pouco eficazes, se estão ocorrendo gastos desnecessários, bem como se funcionários estão desmotivados ou se o clima organizacional não é dos melhores, certamente este é o momento de se contratar uma Consultoria de RH.

Como fazemos a consultoria em RH no Almeida Prado & Hoffmann Advogados Associados?

Comecemos por falar a respeito do Escritório Almeida Prado & Hoffmann Advogados Associados.

O Almeida Prado & Hoffmann Advogados Associados, foi fundado em 2006. Trata-se de um escritório que, ao longo dos anos, tem desenvolvido relevantes trabalhos nas diferentes áreas do Direito Empresarial e dos Recursos Humanos, tanto preventivamente como em sede administrativa e judicial.

Cumpre ressaltar que esta atuação recebeu diversos prêmios nos últimos anos, como foi o caso da Revista Análise, que considerou o escritório como um dos melhores do Brasil no ano de 2019.

Trata-se, portanto, de um Escritório com profissionais altamente qualificados, com sólida reputação acadêmica e extensa experiência profissional, e que têm desempenhado funções jurídicas e diretivas em diversas empresas e entidades.

Por fim, em relação à forma como é desenvolvida a Consultoria em Recursos Humanos no Almeida Prado & Hoffmann, cumpre destacar que o atendimento é prestado de forma personalizada, na qual serão entendidas as questões apresentadas pelos clientes, de modo a solucioná-las com agilidade, objetividade e direcionamento.

Além disto, os serviços desenvolvidos são otimizados por meio dos mais modernos recursos de tecnologia da informação, que oferecem respostas rápidas, seguras e confiáveis.

Leia também: Direito do Trabalho para as Empresas: O que saber?

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